O Mundo de Gelo e Fogo: A História Não Contada de Westeros e As Crônicas de Gelo e Fogo

O Mundo de Gelo e Fogo: A História Não Contada de Westeros e As Crônicas de Gelo e Fogo

O Mundo de Gelo e Fogo é um livro que contém tudo o que você sempre quis saber sobre o que aconteceu antes do livro A Game of Thrones em Westeros, os Sete Reinos e o Continente de Essos, mas não tinha a quem perguntar.

Este livro é uma verdadeira enciclopédia. Nele consta o relato histórico de todos os acontecimentos nunca antes contados do universo fictício criado por George R. R. Martin anteriores aos eventos de As Crônicas de Gelo e Fogo.

O material inédito contido neste impressionante guia com lindas ilustrações e detalhes fantásticos, cobrem a história desde a Era da Aurora, desde os filhos da floresta e a vinda dos primeiros homens, até a Era dos Heróis, na chegada de Aegon, o conquistador.

Traz também informações e detalhes preciosos sobre as Grandes Casas e as Famílias Nobres, o estabelecimento do Trono de Ferro, da Rebelião de Robert e da queda de Aerys II Targaryen.

George R. R. Martin não economizou detalhes e ainda contou com a ajuda do casa fundador Westeros.org, Elio M. García Jr. E Linda Antosson. Eles são considerados os maiores conhecedores desse mundo além do seu criador.

The World of Ice and Fire foi publicado em língua inglesa no mês de outubro do ano 2014. No mesmo ano no mês de dezembro foi a vez da sua versão em português, O Mundo de Gelo e Fogo, ser publicada no Brasil pela editora LeYa.

Essa é uma edição de luxo que contém mais de 170 imagens coloridas e oferece, em suas 336 páginas, relatos vívidos de batalhas épicas, audaciosas rebeliões e amargas rivalidades que levaram às disputas pelo controle do Trono de Ferro e os Sete Reinos.

 

Escrita e Publicação da Enciclopédia

Escrita e Publicação do Mundo de Gelo e Fogo

Diante do tamanho do universo criado por George R. R. Martin em As Crônicas de Gelo e Fogo, a Editora Batam teve a ideia de publicar uma espécie de enciclopédia sobre esse mundo fictício.

A ideia inicial era que os maiores especialistas na história dos Sete Reinos além de Martin, Elio García e Linda Antosson, compilassem as informações já existentes na saga principal em um livro de referência, O Mundo de Gelo e Fogo.

O livro deveria ter cerca de 50 mil palavras, e George deveria responsável somente por escrever algumas notas complementares e revisar o conteúdo escrito pelo casal.

Na prática o que aconteceu, assim como em tudo o que se refere a Martin e As Crônicas de Gelo e Fogo, é que ele se empolgou. O material extra chegou as 300 mil palavras.

O autor escreveu suas notas como o um historiador da Cidadela, Arquimeistre Gyldayn, que viveu um século antes dos eventos do livro A Game of Thrones.

Com o excesso de texto, Elio e Linda tiveram que resumir o material de “Gyldayn” e para isso criou outro personagem: o meistre Yandel, que viveu na mesma época das Crônicas de Gelo e Fogo.

No livro (enciclopédia) O Mundo de Gelo e Fogo, Yandel apresenta tudo o que se conhece na Cidadela a respeito da cultura, geografia e história de Westeros, os Sete Reinos e o continente de Essos.

Um resumo dos escritos originais de Gyldayn, a quem faz várias referências ao longo do livro, e dessa forma consegue contar a história completa sem ter uma extensão muito grande no texto.

 

A História Imaginária do Mundo de Gelo e Fogo

A História Imaginaria de George R. R. Martin

George R. R. Martin chama de História Imaginária ou História Falsa, a todo material escrito em forma de relatos históricos dentro do universo das Crônicas de Gelo e Fogo.

Apesar de gerar uma confusão entre seus seguidores, Martin já explicou que o nome se deve apenas a que as Histórias desses relatos não tratam do mundo real, e sim eventos passados de um mundo que não existe de verdade.

Leia abaixo a explicação dele mesmo, retirada e traduzida do seu blog oficial GeorgeMartin.com.

Alguns de meus fãs se opuseram ao termo “História falsa” que lancei informalmente em posts passados no blog e em anúncios sobre A Princesa e a Rainha e Filhos do Dragão e afins. Pois bem; vamos chamar este de “História imaginária” ao invés disso. O ponto essencial aqui é “História”. Amo ler livros de História populares, e foi isso que tentei fazer aqui. Não é ficção histórica, não é fantasia, não…, mas algo mais parecido com o livro monumental de história dos Plantagenetas de Thomas B. Costain. _ George R. R. Martin

O texto original publicado dia 25 de abril de 2018 em inglês, você pode ler aqui: http://georgerrmartin.com/notablog/2018/04/25/fire-blood-on-the-way/

Atualmente as obras que compõem a História Imaginária de Martin são:

  • O Mundo de Gelo e Fogo (2014)
  • A Princesa e a Rainha (2013)
  • O Príncipe de Westeros (2014)
  • Os Filhos do Dragão (2017)

Além dessas obras, será lançado no final de 2018 o livro Fire and Blood, Fogo e Sangue em português. Esse livro será o primeiro de dois volumes que contarão a história da família Targaryen entre outros acontecimentos.