Livro 1: A Guerra dos Tronos – 2010 | A Game of Thrones – 1996

Livro 1: A Guerra dos Tronos – 2010 | A Game of Thrones – 1996

A Game of Thrones, traduzido para o português A Guerra dos Tronos, é o primeiro livro da saga de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra.

A rede de televisão a cabo HBO deu vida ao universo criado por George na série multimilionária com o mesmo nome da primeira entrega do livro Game of Thrones.

Publicado originalmente em 6 de agosto de 1996, ganhou a versão em Português no Brasil em setembro de 2010. Publicado pela editora LeYa.

A Song of Ice and Fire fez de George R. R. Martin um dos maiores escritores de fantasia, e a cada ano conquista mais fãs pelo mundo.

 

O título foi indicado e vencedor dos prêmios:

  • Locus de 1997 – Melhor Romance de Fantasia;
  • Indicado ao Prêmio Nebula de 1997;
  • Indicado ao World Fantasy Award de 1997;
  • Hugo de 1997 – Melhor Novela;
  • Ignotus Award de 2003 – Melhor Romance Estrangeiro.

 

Enredo Livro 1: A Guerra dos Tronos

A guerra dos tronos relata os acontecimentos em uma terra onde os verões e invernos duram décadas.

Em uma época onde os lordes, damas, cavalheiros, assassinos, mercenários e bastardos se juntam para combater criaturas malignas.

O frio e a noite mais escura estão chegando, e forças sobrenaturais aguardam o momento certo de entrar em cena.

No extremo norte de Westeros, os Outros, criaturas misteriosas e sobrenaturais, ressurgem e ameaçam o reino dos homens.

Enquanto isso, há a disputa pelos Sete Reinos em paralelo, recheada de alianças, traições, tragédias, vitórias e terror. Famílias nobres disputam o controle do Trono de Ferro.

No centro de ambas batalhas se encontram os Starks, em meio a incerteza sobre seu futuro e de seus aliados.

Do outro lado do Mar Estreito, no continente de Essos, a herdeira da Casa Targaryen tenta sobreviver e juntar forças para reivindicar o trono ocupado por sua família durante séculos.

Na guerra dos tronos só há a certeza de que todos querem a vitória.

O livro 1 A Game of Thrones narra 3 histórias em lugares diferentes simultaneamente, ocorridas entre o ano 297 d.C (Depois da Conquista) e 299 d.C.

O que você vai ler a seguir é um breve resumo do livro e contém revelações (spoilers) do enredo. Embarque na saga épica e descubra o destino dos Sete Reinos.

 

Entre Winterfell e Porto Real

Winterfell em Gelo e Fogo

Lorde Eddard Stark, patriarca da Casa Stark e Protetor do Norte, recebe a visita de seu amigo de infância e rei, Robert Baratheon.

A visita traz um convite inesperado.

Robert quer que Stark seja Mão do Rei, cargo de conselheiro e comandante militar do reino, devido a morte de Jon Arryn, Mão anterior.

Eddard reluta em aceitar o cargo, mas é convencido por sua esposa, Catelyn Stark, após ela receber a carta da irmã revelando que seu cunhado foi assassinado a mando da rainha, Cersei Lannister.

Lord Eddard viaja a Porto Real na intenção de investigar a morte de Arryn, levando suas filhas, Sansa – prometida do futuro rei filho de Robert, e Arya.

Na capital, Stark investiga a morte da Mão anterior e descobre a causa do assassinato: os Filhos de Robert e Cersei são frutos do incesto dela e seu irmão Jaime.

Antes de poder revelar a verdade ao rei, Robert morre estranhamente após um ferimento sofrido durante um dia de caça.

Cersei conspira com os guardas reais, assassina toda a comitiva de Stark e o prende. Seu filho Joffrey é coroado rei e manda decapitar a Eddard.

Começa então a guerra chamada de a Guerra dos Cinco Reis.

 

Na Muralha de Gelo

A muralha de Gelo é a barreira contra criaturas sobrenaturais, os Outros, e residência da Patrulha da Noite. Irmandade de soldados que vigia a fronteira ao extremo norte de Westeros.

Jon Snow, filho bastardo da Casa Stark, decide unir-se a irmandade da Muralha. Porém, mesmo tendo grandes habilidades de combate, ele não é selecionado para ser Patrulheiro.

O Lorde Comandante da patrulha tem planos de fazer de Snow o novo comandante.

Após alguns meses dois corpos de patrulheiros mortos são encontrados, e se transformam em “zumbis” durante a noite.

Uma das criaturas mata seis homens e Jon sozinho salva a vida do Lord comandante. Este lhe agradece entregando sua espada de Aço Valeriano.

Quando recebe notícias da execução de seu pai, Jon Snow foge da Muralha (crime capital punido com a morte), no entanto é convencido a voltar por seus companheiros.

Ao voltar o Lord Comandante o faz entender que a batalha contra os outros é mais importante, e Jon entende que agora pertence à família da Patrulha da Noite.

 

Em Pentos, ao Leste de Westeros

Na cidade livre de Pentos, ao outro lado do Mar Estreito, os herdeiros do Rei Aerys II Targaryen, Viserys e Daenerys Targaryen vivem em exílio após Robert Baratheon assassinar seu pai e usurpar o Trono de Ferro.

Com intenção de reconquistar o reinado em Westeros, Viserys vende a irmã a Khal Drogo, líder dos Dothraki, em troca do apoio de seus guerreiros.

Como presente de casamento Daenerys recebe três ovos de dragão, criaturas já extintas, petrificados.

Khal Drogo demonstra pouca vontade de ir a Westeros lutar pelo trono. E quando Daenerys é ameaçada pelo irmão, já impaciente por recuperar a coroa, Drogo o mata derramando ouro derretido sobre sua cabeça.

Logo depois Daenerys quase sofre um atentado, por ordem da rainha Cersei, e Drogo decide cruzar o mar em busca de vingança.

Durante o ataque a uma aldeia para financiar a invasão de Westeros, Drogo é gravemente ferido. Daenerys, desesperada, pede ajuda a uma bruxa capturada durante a invasão e é traída. A bruxa sacrifica seu filho e deixa Khal Drogo em estado vegetativo.

Daenerys segue a tradição dos Dothraki e lança todos os seus bens, incluindo os ovos petrificados de dragão, na pira funerária do marido. E também queima a bruxa assassina.

Acreditando ser a última da linhagem de sangue de dragão, ela entra na fogueira e sai ilesa com seus três dragões recém nascidos.

Abismados os Dothraki restantes juram lealdade e ela sai determinada a juntar um exército e reconquistar o Trono de Ferro.

Daenerys Targaryen a Mãe de Dragões

 

Escrita e Publicação do Livro

George R. R. Martin começou a escrever A Guerra dos Tronos em 1991 enquanto trabalhava em um romance chamado Avalon.

Em 1992 Martin voltou à Hollywood e o projeto do livro foi parcialmente interrompido. Mas, ainda que lento, o trabalho continuou até a publicação em 1996.

George planejou inicialmente a saga para ser uma trilogia, incluindo somente o conflito Stark contra Lannister, a reconquista de Daenerys Targaryen e os Outros.

Os livros da trilogia seriam A Game of Thrones, A Dance With Dragons e The Winds of Winter e se chamaria A Song of Ice and Fire.

Mas ao finalizar o primeiro manuscrito, Martin havia passado do tamanho esperado. Decidiu dividir o livro em duas partes, e transformou a então trilogia em tetralogia.

A primeira publicação do livro 1 da série As Crônicas de Gelo e Fogo ocorreu em 6 de agosto de 1996, nos EUA e Reino Unido.

Em português foi publicado em Portugal em 2007, dividido em dois volumes A Guerra dos Tronos e A Muralha de Gelo, pela editora Saída de Emergência.

No Brasil a publicação se deu em 2010, em um volume único, pela editora LeYa.