As Crônicas de Gelo e Fogo: Livros que Deram Origem à Série Game of Thrones

As Crônicas de Gelo e Fogo: Livros que Deram Origem à Série Game of Thrones

 

A exitosa série de televisão Game of Thrones tem sua origem nos livros As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire, título original em inglês).

A ideia original de George era que As Crônicas de Gelo e Fogo fossem uma trilogia, mas a história cresceu tanto que passou de 3 para 7 livros. Dos quais 5 já foram publicados.

As Crônicas de Gelo e Fogo Box com Todos os Livros

A série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo é, sem dúvida, o maior sucesso da atualidade no gênero.

Escrita por George R. R. Martin, converteu-se em um best-seller muito graças a obra prima televisiva Game of Thrones, série inspirada nos livros.

E para corresponder a tamanho sucesso e satisfazer o desejo dos fãs da série e dos novos leitores, a Editora LeYa publicou uma edição limitada com As Crônicas de Gelo e Fogo em um Box sofisticado.

O Box As Crônicas de Gelo e Fogo incluem os 5 volumes publicados e traduzidos da saga A Song of Ice and Fire de George R. R. Martin.

Box Livros As Crônicas de Gelo e FogoTítulo Original:Box: A Song of Ice and Fire
Título no Brasil:As Crônicas de Gelo e Fogo Box
Preço:R$99,90
Onde Comprar?Comprar na Saraiva

Você terá os cinco livros de Game of Thrones publicados juntos em um único Box. Todo o Reino de Westeros ao alcance das suas mãos.

Com capas especiais para colecionadores, este Box é uma edição digna da série medieval mais criativa, ambiciosa e aclamada dos últimos tempos.

Cada capitulo é contado desde o ponto de vista de um dos personagens e cabe ao leitor definir o caráter dos envolvidos na trama.

Essa obra foi publicada originalmente em inglês, A Song of Ice and Fire, pela editora Bantam. Somando 5.216 páginas em total com os 5 volumes incluídos no Box.

George R. R. Martin, romancista, roteirista e autor dos livros, começou a escrever a série de fantasia em 1991 e lançou o primeiro volume em 1996.

 

 

Livros da Série Game of Thrones: As Crônicas de Gelo e Fogo

 

A história de Westeros, contada nos livros, ganhou um grande número de adaptações para diferentes formatos. Como jogos de videogame, quadrinhos, bonecos em miniatura e a série de TV Game of Thrones.

{banner produtos}

Com a notoriedade ganha com a atração televisiva, a saga dos livros vendeu mais de 60 milhões de exemplares, em mais de 50 idiomas. E foi indicada a vários prêmios de fantasia e ficção científica.

Além da história principal há ainda 3 contos derivados e novelas que derivam dos romances principais da saga. Todos bem recebidos pelo público e a crítica.

 

Ordem dos Livros Já Publicados

VolumeTítulo OriginalTítulo no BrasilPublicação OriginalPublicação no Brasil
1A Game of ThronesA Guerra dos Tronos19962010
2A Clash of KingsA Fúria dos Reis19982010
3A Storm of SwordsA Tormenta de Espadas20002011
4A Feast of CrowsO Festim dos Corvos20052012
5A Dance With DragonsA Dança dos Dragões20112012
6The Winds of Winter—–A ser Publicado
7A Dream of Spring—–A ser Publicado

A forma mais simples e direta de ler as obras é na ordem em que foi publicada, como mostrado acima. Recomendado para a primeira leitura da obra.

Porém, você deve saber que o quarto e o quinto livro eram um só no planejamento original do autor. Ele foi dividido em dois volumes devido a extensão da obra.

Os eventos do livro 4 O Festim dos Corvos e do livro 5 A Dança dos Dragões acontecem simultaneamente.

Alguns leitores desenvolveram então uma ordem particular de leitura dos livros. Ordenando a história de acordo a cronologia dos eventos intercalando os capítulos de ambos livros.

Confira aqui a ordem de leitura de As Crônicas de Gelo e Fogo proposta por Sean T. Collins do blog All Leather Must be Boiled.

 

Obras Complementares de George R. R. Martin

Durante os intervalos entre a publicação dos livros da série principal, Martin, escreveu o primeiro material complementar: os contos Tales of Dunk and Egg.

Ambientados no mesmo universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, porém, sem ligação direta com o enredo e cerca de cem anos antes dos romances principais.

A história é contada do ponto de vista de Duncan, um cavaleiro andante. E narra as aventuras dele junto com seu escudeiro Aegon Targaryen por Westeros.

Os contos de Dunk e Egg foram escritos e publicados originalmente em 3 antologias diferentes. No Brasil, a editora LeYa editou e publicou em 2014 um volume único, no livro O Cavaleiro dos Sete Reinos.

 

Título OriginalTítulo no BrasilPublicação OriginalPublicação no Brasil
The Hedge KnightO Cavaleiro Andante1998 (em Legends)2014 (em O Cavaleiro dos Sete Reinos)
The Sworn SwordA Espada Juramentada2003 (em Legends II)2014 (em O Cavaleiro dos Sete Reinos)
The Mistery KnightO Cavaleiro Misterioso2010 (em Warriors)2014 (em O Cavaleiro dos Sete Reinos)

 

A História Imaginária de Martin

George R. R. Martin escreveu relatos históricos do ponto de vista de Gyldayn, meistre da Cidadela, que deu origem a livros e contos.

Esses relatos são chamados pelo autor de História Imaginária ou História Falsa porque se trata de fatos passados de um mundo que não existe de verdade.

Seus manuscritos deram origem a três relatos menores:

  • The Princess and the Queen – A Princesa e a Rainha
  • The Rogue Prince – O Príncipe de Westeros
  • The Sons of Dragon – Os Filhos do Dragão

O conteúdo também será publicado em dois volumes nos livros Fogo e Sangue (Fire and Blood), que contará a história da Casa Targaryen.

 

O Mundo de Gelo e Fogo é uma enciclopédia escrita sob o ponto de vista de Yandel, outro meistre da Cidadela.

Nesse livro, Linda Antonsson e Elio García, baseados nos manuscritos de George, produziram textos resumidos como Yandel.

 

Resumo da Saga As Crônicas de Gelo e Fogo

A história da saga As Crônicas de Gelo e Fogo gira em torno dos Sete Reinos, e se passa nos continentes fictícios de Westeros e em uma terra ao leste conhecida como Essos.

Ela é contada desde a perspectiva de uma série de personagens que narram os eventos adicionando suas opiniões, pensamentos e sentimentos.

Até a última edição publicada, 24 personagens já tiveram seus próprios capítulos, e 7 ainda tiveram seu ponto de vista utilizado em prólogos ou epílogos.

O argumento principal é a batalha travada entre as diversas famílias pela conquista do Trono de Ferro e consequentemente o domínio dos Sete Reinos.

No passado esses reinos eram independentes, até a chegada de Aegon Targaryen, também conhecido como o Conquistador.

Ele, junto com suas duas irmãs, tomou cada um dos sete reinos e os unificou. E com as espadas dos inimigos caídos, Aegon, forjou o lendário Trono de Ferro, símbolo do controle dos Sete Reinos.

Depois dessa conquista a linhagem dos Targaryen governou por quase três séculos.

Sua hegemonia só foi quebrada pela Rebelião de Robert Baratheon, motivada pela insanidade do então rei Aerys Targaryen.

Os romances dos livros As Crônicas de Gelo e Fogo começam aproximadamente 13 anos depois desse grande evento de troca do poder.

A história passa então a ter três argumentos centrais e interligados que vou te descrever logo abaixo.

 

A Guerra dos Tronos

A primeira trama é a guerra civil entre as famílias dinásticas que disputam entre si o Trono de Ferro e o controle dos Sete Reinos.

Os clãs rivais começam uma disputa logo após a morte do rei Robert Baratheon por quem tem o direito de ocupar o trono.

O primeiro a reivindicar o trono é o filho de Robert, Joffrey Baratheon. Ele tem forte apoio da família de sua mãe, a Casa Lannister.

Tudo aponta nessa direção até que Lorde Eddard Stark, Rei no Norte e quem ocupara o cargo de Mão do Rei, descobre que todos os filhos de Robert são ilegítimos.

Eles são na verdade produtos de um incesto entre os irmãos Cersei, a rainha, e Jamie Lannister.

O que torna o segundo irmão da Casa Baratheon, Stannis, o herdeiro por direito do Trono de Ferro.

Por haver descoberto esse segredo e ameaçar os planos da rainha, Stark é preso e executado posteriormente.

Ao mesmo tempo, ignorando a ordem de sucessão, o irmão mais novo do rei falecido, Renly Baratheon, também reclama o trono.

Ao Norte o filho de Eddard Stark, Robb Stark, é proclamado pelas Casa Nobres do Norte e as casas vassalas Rei no Norte.

Esse é só o início da Guerra pelo Trono de Ferro em Westeros.

 

A Ameaça Sobrenatural dos Outros

A Ameaça Sobrenatural dos Outros

A segunda trama se trata da crescente ameaça dos Outros. Criaturas sobrenaturais que habitam ao norte da muralha de gelo.

A muralha de gelo é um muro com centenas de metros de altura que protege os Sete Reinos de seres sobrenaturais há milhares de anos.

Nesse muro residem homens conhecidos como a Patrulha da Noite. Soldados que vigiam constantemente essa fronteira ao norte de Westeros.

Todos acreditam que essas criaturas do mal estejam extintas, até que dois patrulheiros morrem além da Muralha e descobre-se que o mal regressou.

Depois de um longo período de calma, o temor volta e o inverno começa a chegar.

 

Reconquista da Targaryen Exilada

A terceira trama mostra a luta de Daenerys Targaryen, filha do rei assassinado 13 anos antes na Revolta de Robert, para reivindicar o Trono de Ferro.

Exilada com seu irmão em Pentos além do mar estreito, Daenerys se casa com Khal Drogo. Ele é líder dos guerreiros Dothraki.

Eles esperam com esse casamento obter guerreiros suficientes para viajar a Westeros e retomar o Trono de Ferro, que acreditam ser seu por direito.

Entretanto, depois de vários insucessos Viserys e Drogo morrem, o exército dos Dothraki se separa e apenas alguns centos de pessoas seguem Daenerys.

A liderança da última Targaryen só se consolida graças a uma tradição do povo de seu falecido marido. Onde ela deve queimar todos os objetos que recebeu ao casar-se.

Entre esses bens estão 3 ovos de dragão, criatura extinta há muitos anos.

Daenerys entra também no fogo, mas sai ilesa. Os três dragões nascem. E ela fica conhecida como a Mãe dos Dragões.

Esse título vai ajuda-la a conquistar fieis seguidores que a ajudarão na jornada de reconquistar os Sete Reinos.

 

Personagens dos Livros da Série dessa Fantasia Épica

Dentro da saga As Crônicas de Gelo e Fogo os personagens têm papel fundamental, já que narram os acontecimentos desde o seu ponto de vista em cada capítulo.

Os personagens mais importantes da série pertencem, em sua maioria, a uma das Grandes Casas dos Sete Reinos. As famílias mais poderosas de Westeros.

Cada casa por sua vez tem sua própria história, seus próprios brasões e lemas. Cada um desses clãs nobres exerce controle sobre um território e influência outros clãs menores, vassalos.

No princípio da história contada nos livros, todas essas casas eram subordinadas ao Trono de Ferro. Mas, com a morte do rei Baratheon, o reino foi fragmentado e cada casa jurou fidelidade a outro líder.

Em Westeros, além das famílias nobres, existem facções independentes como a Patrulha da Noite.

Essa patrulha é formada por homens com diferentes origens em Westeros, antes muito respeitados, mas hoje a maioria são iletrados e criminosos.

Eles são responsáveis pela defesa da Muralha de Gelo ao extremo norte dos Sete Reinos.

Ao leste de Westeros está o continente de Essos. Uma terra onde cada povo ou cidade tem uma cultura própria.

Entre seus moradores estão comerciantes, feiticeiros, pastores ou exilados. Eles podem viver em grandes cidades desenvolvidas ou em caravanas nômades.

Até o quarto livro de A Song of Ice and Fire, aparecem cerca de mil personagens. Muitos deles são citados rapidamente, enquanto outros aparecem constantemente.

A medida que a história avança vão surgindo novos personagens, novas raças e civilizações.

 

Tradução de A Song of Ice and Fire no Brasil

A tradução da serie de fantasia épica A Song of Ice and Fire é responsabilidade da editora LeYa, com o título de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Nos primeiros 4 livros da saga foram utilizadas as traduções portuguesas de Jorge Candeias, com adaptações do português europeu para o brasileiro.

Muitos fãs se decepcionaram com a qualidade da tradução e reclamaram que a versão acabou com a cadência original e destruiu o clima de fantasia medieval.

A partir do quinto volume, a tradução ficou por conta do Estúdio Sabiá.

Devemos entender que mesmo com uma boa tradução, As Crônicas de Gelo e Fogo tem uma linguagem complicada e o gênero dos livros também dificulta a tradução.

Se você domina o Inglês, eu recomendo você clique na imagem abaixo e leia os livros em sua versão original para não perder nenhum detalhe da trama.